quinta-feira, 2 de junho de 2011

Poesia

 
Nas lojas Mimi, localizada no Largo 13,
você compra livro por R$ 2,50.

Acredite se quiser!
Outro dia, encontrei em uma loja de R$ 1,99, o livro Lira dos Vinte Anos (1853) do escritor Álvares de Azevedo. 


Nunca pensei que chegaria o dia em que compraria um livro a preço de banana. Bom, esse dia chegou e eu, lógico, comprei!


Ao relê-lo voltei a me impressionar com a beleza 
dos poemas. Apesar da pouca idade do escritor, que morreu aos  vinte anos de idade, é inquestionável a qualidade da sua obra

Selecionei alguns trechos:
    "Era uma noite: - eu dormia...
    E nos meus sonhos revia as ilusões que sonhei!
    E no meu lado senti...Meu Deus! 
    por que não morri?
    Por que no sono acordei?".
      ***
    "Minha desgraça não é ser poeta, 
    Nem na terra de amor não ter um eco, 
    E meu anjo de Deus, o meu planeta 
    Tratar-me como trata-se um boneco..."
            ***
    "Eu deixo a vida como deixa o tédio
    Do deserto o poento caminheiro...
    Como as horas de um longo pesadelo
    Que se desfaz ao dobre de um sineiro...
    Como o desterro de minh’alma errante,
    Onde fogo insensato a consumia,
    Só levo uma saudade - é desses tempos
    Que amorosa ilusão embelecia."
    Álvares de Azevedo - Trechos extraídos do livro Lira dos 20 anos

Nenhum comentário: