terça-feira, 16 de agosto de 2011

Irmãs Bronte

(Filme - Jane Eyre - 1944)
Recentemente li o livro “Jane Eyre”, da escritora Charlotte Bronte - irmã de Emily Bronte que escreveu “Wuthering Heights" (O Morro dos Ventos Uivantes - traduzido para o Português). 
 Mais uma vez me surpreendi com a extraordinária capacidade dessas duas escritoras inglesas em construir personagens tão intensos e marcantes.


Em “O Morro dos Ventos Uivantes”, Emily Bronte deu origem a Heathcliff, personagem considerado um arquétipo do herói byroniano, cuja paixão é tão intensa que chega a destruir a si mesmo e aos outros ao seu redor.

E em Jane Eyre (pronúncia correta: Jane Ér), Charlotte Bronte traz à tona a emancipação da mulher onde a protagonista prova que as mulheres eram capazes de trabalhar e ter uma vida, independente de se casarem ou não.

(Filme - Wuthering Heights - 1944)
Estes, são dois livros que estão na minha lista dos favoritos. Aliás, não tenho a versão impressa de nenhum deles e o Natal está chegando... Se alguém quiser me presentear...

Agora estou na luta para baixar a adaptação de 1944 do livro para o cinema. O elenco traz Orson Wells (Edward Rochester) e Joan Fontanie (Jane Eyre).
Faz quase duas semanas que estou esperando a conclusão do download e nada...



Ops! Já ia me esquecendo... Como falar de "O Morro dos Ventos Uivantes" sem mencionar a música 'Wuthering Heights' da louca da Kate Bush
Curiosidade: Esta canção é de composição da própria Kate Bush, com base no livro "Wuthering Heights". Fez grande sucesso no Reino Unido, transformando-se em uma balada internacional, sendo mais tarde regravada  pela banda brasileira Angra. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Amiga!

Todos os dias passo por aqui para contemplar e ficar por dentro de algumas coisas...

Tem cada texto fantástico...amei!!!
Um grande beijo e sempre estarei por perto...

Aninhah

Luciene Almeida disse...

Ana,
Saudade de você!
Respondi também no outro post "Músicas".
Sua louca, vê se não desaparece!
Bjo,
Lu