domingo, 14 de agosto de 2011

Teoria da conspiração da camisa xadrez

É impressionante como a moda do xadrez pegou de vez!

Há alguns anos, eu só via alguém usando xadrez em duas ocasiões extraordinárias: Em visita à cidade do interior ou em época de Festa Junina. Agora? Basta virar a esquina para dar de cara com um indivíduo usando xadrez. Tá todo mundo na onda: padeiro, açougueiro, feirante, vendedor ambulante... Os mecânicos já aposentaram o macacão cinza faz tempo. Agora o negócio é usar xadrez!

A camisa xadrez tornou-se uma espécie de amuleto da sorte para os mais superticiosos - que ao invés de utilizarem seus antigos escapulários, galhinhos de arruda, figas da sorte ou algo do tipo - agora preferem usar xadrez também.

A galera do Sertanejo Universitário então.... É xadrez pra todo lado. Isso sem falar do cinto invocado com uma fivela que é do tamanho de um disco voador, só que bem mais pesado, claro. Acho que é por isso que os caras que usam estes cintos andam meio encurvados. Só pode ser por causa do peso da fivela!

Que o xadrez tornou-se preferência nacional isso é óbvio, mas, o que resta saber agora, é se ela ameaça roubar o lugar do uniforme da Seleção Brasileira de Futebol. Já pensou?

Ideal se as pernas forem amarelas.
Aliás, fica aqui minha singela sugestão: Que tal trocar o uniforme dos jogadores por camisa e short xadrez? Imagina só: Cada jogador poderia escolher uma estampa de sua preferência e pronto, “simbora pro jogo”! Seria uma composição bastante interessante e, levando em conta que em breve teremos Copa do Mundo (momento em que os brasileiros tornam-se muito mais superticiosos), um novo uniforme viria muito a calhar. Fica aí minha contribuição.

Mas fique muito atento... Se você ouvir essa ideia maravilhosa sendo proferida pela boca maldita de algum estilista metido a besta, lembre-se: eu disse primeiro, ok?

Aproveitando que levantei essa “lebre”, quero colocar em debate uma questão que algum tempo tem despertado minha curiosidade:

Alguém sabe me dizer por que os roqueiros usam xadrez? E não adianta negar porque recentemente fui num Show de Rock e deu estampa xadrez pra todo lado!

Eu realmente gostaria de entender isso... O xadrez não tem nada a ver com o estilo deles. O que aconteceu com o bom e velho preto básico e com a calça jeans esfarrapada?

Enfim, posso até não ter resposta pra isso. Mas, reforço a ideia de trocarem o uniforme da Seleção Brasileira pelo xadrez. São muitas possibilidades, por exemplo: se o Brasil perder você poderá usar sua camisa xadrez em qualquer ocasião: atividades domésticas, festas, noivados, batizados, congressos, shows (rock ou sertanejo) e, ainda assim, não correrá o risco de estar fora de moda. Enquanto que a camisa oficial da seleção, além de custar uma nota preta, depois da fase de euforia (ou frustração) fica escondida no fundo do guarda-roupa até a próxima Copa. Pense nisso.

 Ah! Poderíamos ter um mascote!

2 comentários:

Anônimo disse...

Desculpe. Acho que você está muito equivocada. A camisa xadrez NUNCA surgiu por causa do sertanejo. Ela é originada do ROCK mesmo. Acho que antes de escrever o que pensa, deverias pesquisar mais. Você já ouviu falar do estilo GRUNGE? O Grunge é um estilo de vida rock. Aposto que você não sabia. Por isso quando você for num show de rock e ver xadrez na composição dos caras, vai lembrar que a camisa xadrez nada tem haver com o SERTANOJO UNIVERSOTÁRIO.

Luciene Almeida disse...

Certo...
Pesquisarei + sobre o Grunge e quanto a você, pesquise mais sobre como extinguir seu preconceito.
Mas, quer saber? Deixa isso pra lá.
Que tal falarmos de coisas relevantes? Sobre a Rio + 20, por exemplo? O que você acha da Economia Verde? Será mesmo possível promover políticas públicas voltadas ao meio ambiente, que garantam igualdade social, gerando empregos sustentáveis em uma sociedade essencialmente consumista esterelizada pelo capitalismo?