Lixo extraordinário de Embu

Por Luciene Almeida

No dia 1º de maio, domingo, feriado do Dia dos Trabalhadores, fizeram o favor de organizar um plebiscito que alterou o nome da minha cidade para Embu das Artes. Agora sim, o povo embuense pode comemorar!

Uma atitude simples como mudar o nome da cidade, pôs fim a um tormento que não deixava os moradores dormirem em paz! Não bastasse o absurdo de não ter um hospital público; toda a violência diária e a falta de moradia, agora, uma preocupação extra! É isso mesmo! Pois, o simples fato da população não ter identidade regional estava causando (pasmem!) Transtornos de Personalidade Boderline em massa.

Povo em crise!
Há bem pouco tempo se perguntassem para algum embuense onde ele morava era capaz desse questionamento provocar um colapso nervoso. Oh Deus, de onde sou?! Embu? Embu Guaçu? Umbu? Embu City? Complicado...

A princípio, confesso que estava em dúvida sobre qual seria meu voto. Mas isso definitivamente mudou quando liguei a televisão e vi o prefeito falar em rede nacional, que os turistas estavam se perdendo pelas bandas de Embu Guaçu. Vejam só? Coitados! 

Essa declaração caiu como um balde de água fria. Algo de muito urgente tinha que ser feito. Imagina! Perder nossos turistas assim? Justo eles que ajudam a aumentar consideravelmente o PIB da cidade? Nunca!

Decidida e a caminho do colégio onde costumo votar (localizado na periferia-das-periferias de Embu), me deparo com algumas cenas, que carinhosamente apelidei de “Lixo extraordinário de Embu” (agora das Artes).

O motivo da sujeira?


No caso da primeira foto, os moradores foram retirados de suas casas pela prefeitura, que prometeu fazer prédios populares. A grande novidade é que após 2 anos, o lugar está totalmente vazio e, segundo alguns moradores, nem mesmo uma valeta foi aberta sinalizando o início das obras. Como protesto, o povo jogou na rua tudo o que sobrou das antigas casas: sofá, cama, fogão e ateou fogo. Simples assim.

Diante dessa animada distração, um dilema me assombrou durante o resto do trajeto: E agora? O que fazer com minha faísca de consciência política?

Votar sim: para que nossos queridos turistas não se percam mais por aí, identificando facilmente a cidade no Google Maps? Ou... Votar não: rezando para que essa atitude não seja vista como mais um caso isolado?

Dúvida cruel, não é mesmo? 
Eu sei... É por isso, que em momentos de lapsos de consciência política como este, a ignorância não deixa de ser uma benção...

Bom, o fato é que depois de votar, não consegui deixar de pensar que tem gente por aí fazendo “arte” com o dinheiro público, enquanto os moradores totalmente sem perspectiva e cada vez mais desarticulados são vistos como a escória da cidade.

Aliás, por falar em “fazer arte” não posso deixar de mencionar que tive um pensamento ingênuo envolvendo Vik Muniz.  Pensei... Como seria bom se Vik  aparecesse em Embu e transformasse todo o lixo da periferia em algo realmente extraordinário. 


Melhor! E se ele, além de artista plástico, também fosse mágico? Neste caso, poderia transformar os nossos líderes políticos em qualquer coisa feita de lixo (não reciclável),  dando aquele toque especial, que deixo a critério da imaginação de cada um.

No meu ponto de vista, além de parecer algo muito apropriado e criativo, não deixaria de ser uma forma livre de expressar a Arte Pós-Moderna.

Foto 1: Jd. Novo Campo Limpo
Foto 2: Jd.Santo Eduardo
Foto 3: Jd. Santa Emília

***
Política: o mal necessário

Recebi convite de um amigo, que é estudante de Ciências Sociais, para participar de uma passeata na Av. Paulista.

Trata-se de um movimento a favor da liberdade de expressão, que aconteceu no dia 28/5. Mais informações clique aqui.

Esse e-mail gerou uma discussão entre nós. O ponto de partida foi o texto “Lixo extraordinário de Embu”.

Não gosto muito de falar sobre política, mas admito que ela é um mal necessário. Por isso, reproduzi nossa discussão e quem quiser compartilhar conosco novas ideias, por favor...

 
 ____________________________________
From: Fabio Amorim
To: lucieny6@hotmail.com
Subject: RE: Marcha da Liberdade
Date: Fri, 27 May 2011 05:20:25 +0000


Fala Luciene, beleza!
As mazelas (não só do Embu mas da nação) que cercam a nossa cidade são bem conhecidas e estão a olho nú. O plebiscito foi realmente uma pilhéria.
Li seu texto e vi as imagens. No entanto a política não pode ser, e nem é, feita com mágica. A História e feita por pessoas como eu e você.
Um autor chamado WolfGang Leo Maar escreveu que "a vida institucional de um país é o reflexo da vida social", ou seja de nós.
Não basta apontarmos os defeitos, é necessário cobrar, exigir, protestar, resistir.
Esse é o caminho da mudança e da renovação política.
______________________________________
From: lucieny6@hotmail.com
To: Fabio Amorim
Subject: RE: Marcha da Liberdade
Date: Fri, 27 May 2011 10:53:51 -0300


Concordo com o WolfGang... E espero você que tenha tempo para ler esse e-mail...
Defendo que a mudança deve acontecer primeiro em nossa cidade. Os problemas devem ser vistos de dentro pra fora e não inverter o processo.
Ao meu ver, não existe renovação política. Há uma renovação de personagens na política. A maneira de fazer política é sempre a mesma. No Brasil, a política é uma doença crônica da qual muitos se alimentam com prazer. Enfim... longa conversa que prefiro desenvolver pessoalmente.
Mas antes de encerrar este e-mail/carta responde sinceramente...
No seu ponto de vista, de que maneira uma passeata como esta na Paulista vai resultar? Você acha que sair pelas ruas protestando e apanhando da polícia vai resolver alguma coisa? Os políticos estão preparados para os protestos. Os políticos estão preparados para a gritaria. Os políticos estão preparados para as cobranças, apontamentos e resistências...
No entanto, eles não estão preparados para uma única coisa: um povo instruído. E até onde sei, eles não precisam se preocupar com isso, porque depois da Nova Cartilha do MEC até campanha declarada a favor do emburrecimento da nação é visto como algo muito comum no nosso país, inclusive por alguns educadores. 

Você já ouviu falar dessa cartilha? Na qual, erros absurdos foram tolerados pelo Governo? Pois é...


Aí está o grande enigma dos nossos problemas políticos: Educação. Uma nação burra é muito mais fácil de governar.
Daí então, o povo levado por uma ilusão ideológica vai às ruas, participa de uma passeata, grita, apanha da polícia, vira notícia na TV e depois? Retorna pra casa e tudo volta ao normal...
No entanto, te digo uma coisa: No dia que você conseguir transmitir um pouco do seu conhecimento sobre política para pelo menos 1 pessoa do seu bairro, aí sim, talvez estará chegando perto de ter alguma mudança, pelo menos de comportamento.
O resto é só teoria. Muito bonita quando proferida por sociólogos e antropólogos, mas que na prática não funciona no nosso país.
Até!
Lu
________________________________________
From: David Almeida
To: Fábio Amorim Pereira
Subject: RE: Marcha da Liberdade
Date: Fri, 27 May 2011 10:53:51 -0300


E aí Fabio, beleza?
Acompanhei a sua discussão política com a Luciene e não pude deixar de comentar...
Os protestos são importantes, entretanto, não funcionam sem inteligência. Se um dia nascer alguém honesto e inteligente o bastante para liderar uma massa em prol dela e não de interesses particulares, quem sabe se não haverá alguma mudança. Logo, penso que isto é impossível, pois, não existe humano que não pense em si próprio.
Acredito que a participação neste tipo de manifestação, pode funcionar apenas para satisfação pessoal de indivíduos que se intitulam politizados, todavia, lá de cima, os poderosos observam e dão gargalhadas, saem dos prédios com os seus carros blindados sem ninguém perceber e continuam levando aquela vida maravilhosa que o sistema proporciona e não deixarão que nada possa comprometer estes benefícios.
Cara, gostaria muito que você tivesse razão... O Wolf escreveu aquela frase, mas, talvez ele não tenha pensado que a vida social do povo foi devidamente estabelecida durante anos em um grande plano institucional. Estamos de mãos atadas...
Infelizmente, não vejo saída, não nesta vida, ou neste plano.
Espero conseguir resolver no mínimo a falta de água frequente sem motivo aparente em minha rua. O foda é que isso só poderá ser feito nas minhas férias...
________________________________________
From: Fabio Amorim
To: lucieny6@hotmail.com; David Almeida
Subject: RE: Marcha da Liberdade
3° Round!
Sei que dificilmente chegaremos a um consenso sobre Política, mas mesmo assim só o debate sobre demonstra que ainda existe pessoas preocupadas - como eu e você - com tais fatos.
Um grande abraço. (Quando a gente se encontrar damos continuidade ao tema. Te vejo no sábado.)

________________________________________
From: Elcio
To: lucieny6@hotmail.com
Subject: Poléeemica (EXCLAMAÇÃO)!
Date: Fri, 3 Jun 2011 06:19:03 +0300

Eaê, Lu?
Vi o debate sobre politica no seu blog. Curti pra caramba, e sinceramente lamento muito por não estar presente nas discussões olho-no-olho do nosso grupo de amigos.
Por conta do alto nivel do debate entre pessoas pela qual tenho imensa consideração, resolvi mostra-lo à terceiros para quem estou sempre falando dos meus seletos amigos de SãoPaulo. Isso gerou um debate semelhante entre com pessoas que concordavam com lado ou com outro e com neutros...
O fato de pessoas de fora da capital, que vivem outra realidade, terem iniciado um debate sob diversos pontos de vista a partir do que testemunharam no seu blog, só reforça o poder que sabemos que os meios de comunicação tem - para o bem (neste caso), ou, para o mal (no caso das novelas, Bananas de Pijama, CQC, da TV aberta, etc.). Deste modo estou convicto de que você esta no caminho correto com sua iniciativa, que, entendendo também que há potencial para evoluir. Por fim, a única coisa a lamentar é que uma semana depois, não há um único comentário feito pelos leitores do seu blog a respeito desse debate. O que reforça minha tese de as pessoas são culpadas pelo que fazem os políticos (ou até pior que eles), bastando-se apenas em critica-los de forma tosca e sem objetivo. Isso explica também porque é que as mídias dão prioridades à uma programação fútil e banal - exatamente como são a maioria das pessoas.
Obrigado por proporcionar a oportunidade de também debatermos o assunto. Valeu!
Até mais!
Elcio

Leia também:
Lixo extraordinário de Embu

***
Fabio, David e Elcio,
Como já era de se esperar, o assunto "Política" não despertou a menor reação no povo. 
Então, sugiro que nosso próximo debate seja sobre futebol. O que vocês acham daquele cabelo do Neymar? Será que tem alguma mandinga que dá sorte?
Melhor! Que tal falarmos de amenidades, do tipo: o quanto o Facebook e Orkut são excelentes ferramentas de projeção profissional, além de contribuir significativamente para a bestialização dos relacionamentos superficiais?
Já sei! Que tal falarmos sobre a crise do pãozinho francês, que somente em 2010, teve 10% de aumento?! O David certamente se interessará por isso! 
E não podemos esquecer de falar sobre a gravidez da Eliana. Aquela dos "dedinhos"! Lembram-se?! 
Bom, de uma coisa tenho certeza... Qualquer uma dessas sugestões são bem mais interessantes à maioria, do que ter que discutir política com a gente.

Esse é o nosso Brasil. Isso é o que temos pra hoje.
VAMOS À LUTA FILHOS DA PÁTRIA!
Abraço!
Lu

2 comentários:


Ana Matos disse...
Em um lugar em que as pessoas têm a informação e sabe como funciona a política no Brasil, ficam revoltadas por algumas atitudes dos políticos. Agora vocês imaginam pessoas que vivem em lugares desprovidos de informações, vivem em situação de miséria onde os políticos visitam só em tempo de eleição e prometem mundos e fundos. Bom... Com relação ao futebol gosto muito Santos Futebol Clube sou fã do Neymar e o cabelo do craque é apenas um detalhe em vista da suas habilidades.
Luciene Almeida disse...
Ai meu Deus! O que é que tem no cabelo desse cara que o povo só fala sobre isso! Até o Pelé outro dia reclamou que o Neymar plagiou o corte de cabelo dele. Se alguém tem que reclamar de plagio, esse alguém é o Pica-Pau (desenho).

9 comentários:

David Almeida disse...

Só mesmo usando muita ironia para falar de uma cidade que quer ser "das artes", para tentar esconder o abandono às periferias que a cercam. No centro, uma enganação que só serve mesmo pra gringo ver (entenda consumir). A utópica "Embu das Artes" e seus políticos fantasmas comandam os "artistas" resignados que acreditam no que dizem.
Que o seu texto tenha o alcance necessário para abrir os olhos de muitos e mostrar ao Sr. Chico Brito que nem todos são idiotas como ele pensa.
Parabéns!

Rodrigo disse...

Parabéns Excelentíssimo Prefeito Francisco da Silva Brito!!!

Mais uma vez você carimbou IDIOTA na testa de todos os moradores de Embu!!!

Até quando você vai ficar fazendo à todos nós de PALAHAÇOS?!

Se esqueceu que fomos nós quem te colocamos no cargo que você está hoje???


Porque ao invés de você se preocupar com PLEBISCÍTOS banais, não começa a se preocupar com as famílias que você tirou de diversos lugares, prometendo casa própria? (que por sinal não serão dadas, e sim pagas todos os meses pelos moradores!)

Todo o dia eu me pergunto, "Por que você não tocou em frente as obras iniciadas no mandato do prefeito anterior?" e tenho a resposta: "Por falcatruas de todos que estão no poder!". Só pode ser por esta razão, pois, desde o início de seu mandato, quais foram seus investimentos em prol da melhoria da cidade? O povo não quer a construção de praças e sim de moradias!!! Não precisa ser muito esperto para saber disso, concorda?!

A não ser que você tenha construído e reformado as praças com o intuíto de colocar as FAMÍLIAS DESABRIGADAS POR SUA EXTREMA FALTA DE PLANEJAMENTO!

Para onde vai a verba que o Governo Federal manda para serem tocadas as obras?

Cadê a sua digníssima presença em reuniões para explicar tamanho atraso no andamento das obras?!

Engraçado que na hora de pedir votos, você teve coragem de andar no meio do povo e dar a cara a tapa... e agora?

Todos nós desabrigados por BURRICE de vocês, temos que arcar com as consequencias?! Até quando você vai carimbar IDIOTA nas nossas testas?

Rodrigo disse...

Obrigado Luciene por lutar em prol de uma causa justa!

Parabéns pelo seu Extraordinário trabalho desenvolvido!

Unknown disse...

Esta cidade merece coisa melhor "PREFEITO" com tantas coisas a serem vistas...

No que eles só pensam é no nome da cidade

DE EMBU DAS ARTES NÃO TEM NADA

O QUE TEM É EMBU DA BAGUNÇA, DA DESORDEM, DA FALTA DE CIDADANIA!!!!

Unknown disse...

É realmente engraçado, fazer um plebicito para mudar o nome para Embu das "Artes", sendo que as Artes de Embu só ficam no Centro; e os bairros mais distantes são usados como depósito de Lixo.?!

Onde eu moro destruiram mais de 8 casas, fazendo os moradores morarem de aluguel com uma ajuda de custo ridícula. E mesmo assim o espaço onde foram demolidas da até nojo e vergonha de passar por ela, oq a gente pode pensar sobre isso..
Fomos esquecidos perante a Prefeitura? é basicamente isso, pois é lamentavel um homem não cumprir com suas obrigações e promessas feitas antes de ter um cargo alto pro município, antes ele não era ninguém, agora que tem uma cadeira macia e a bandeira municipal e nacional do lado, acha que pra ele ta bom, e que é o todo poderoso. Mas enfim, devemos rever quem colocamos no Poder...(rimo)..rs...

Parabéns pelos textos Luu

Anônimo disse...

Me impressiona a preocupação dos Politicos do Embu em trocar o nome. Poderiam utilizar pelo menos metade desta preocupação para fazer algo em prol da população!

Embu das Artes sempre foi (na teoria), apesar de não ver arte em absolutamente NADA! Nós moradores vivenciamos na prática a situação de nossa cidade. Os que não são, basta ver as fotos publicadas pela minha Irmã. Isso pq ela esqceu da situação de boa parte das ruas, do ensino, da saúde etc...

Obrigado Lu pela iniciativa, pois o Embu que os politicos dizem, não é o que parece.

Well

Luciene Almeida disse...

Mensagem enviada para meu e-mail pessoal.

Primeiramente quero parabenizar pelo texto!!!.
Não sou moradora de Embu das Artes, confesso que fiquei estarrecida diante de tantos problemas que a cidade vem passando com a falta de moradia, o Prefeito fica se preocupando onde foram parar os turistas, é até bizarro, mas uma coisa ele foi esperto fez tudo isso para se promover e conseguiu! Ele só não conseguiu acabar com os lixos em meio a céu aberto, com moradia!
E agora! Ou será que os lixos fazem parte de alguma “Arte”?!

Ana Maria
11/5/11

Luciene Almeida disse...

Mensagem enviada para meu e-mail pessoal.
Até o momento as únicas artes que presenciamos em Embu partiu da prefeitura, e infelismente não foram feitas por artistas e sim por políticos arteiros.
Elisangela Conceição,
11/5/11

Luciene Almeida disse...

Mensagem enviada para meu e-mail pessoal.
Parabéns, excelente trabalho.
11/5
Aninha,