Dica de leitura

Adicionar legenda
Guerra dos Tronos
As crônicas de gelo e fogo


Ganhei o livro que tanto queria.  Trata-se da obra “A song of Ice and Fire” de George R.R. Martin.  Agora resta saber como carregarei todos os dias 591 páginas embaixo do braço.

No primeiro dia em que levei esta bíblia para o trabalho, tive o azar de pegar uma tempestade daquelas. Até o Metrô parou neste dia. Foi difícil ler sem me preocupar com os respingos que caiam em algumas páginas, mas o pior ainda estava por vir...

No Metrô, um senhor se ofereceu para carregá-lo. O que seria uma gentileza rara em dias comuns, tornou-se uma verdadeira agonia para mim. Ele carregava meu livro novinho de um jeito torto que muito me incomodava. Não tive alternativa a não ser arrumar uma desculpa e pegá-lo de volta. 
  
Ao chegar em casa, um pequeno imprevisto: faltou luz. Tive que ler à luz de velas correndo o sério risco de incendiar livro e casa...

A leitura é agradável, mas já vou avisando: Dá um puta trabalho pra carregar! Quem tiver interesse de ler sem levar consigo o “fardo”, tem como fazer download por este link: http://www.ascronicasdegeloefogo.com/leia-1-capitulo/ .
Cuidado para não baixar primeiro o 4º livro da saga. 

***
Irmãs Bronte
Recentemente li o livro “Jane Eyre”, da escritora Charlotte Bronte (irmã de Emily Bronte que escreveu “O Morro dos Ventos Uivantes”). 
 
Mais uma vez me surpreendi com a extraordinária capacidade dessas duas escritoras inglesas em construir personagens tão intensos e marcantes.
Em “O Morro dos Ventos Uivantes”, Emily Bronte deu origem a Heathclif, personagem considerado um arquétipo do herói byroniano, cuja paixão é tão intensa que chega a destruir a si mesmo e aos outros ao seu redor.

E em Jane Eyre (pronúncia correta: Jane Ér), Charlotte Bronte traz à tona a emancipação da mulher onde a protagonista prova que as mulheres eram capazes de trabalhar e ter uma vida, independente de se casarem ou não.
Estes, são dois livros que estão na minha lista dos favoritos. Aliás, não tenho a versão impressa de nenhum deles e o Natal está chegando... Se alguém quiser me presentear...
Agora estou na luta para baixar a adaptação de 1944 do livro para o cinema. O elenco traz Orson Wells (Edward Rochester) e Joan Fontanie (Jane Eyre).

Já faz quase duas semanas que estou esperando a conclusão do download e nada...

Ops! Já ia me esquecendo... Como falar de "O Morro dos Ventos Uivantes" sem mencionar a música 'Wuthering Heights' da Kate Bush. 






QUARTO DE DESPEJO - DIÁRIO DE UMA FAVELADA

Por meio de um relato simples e despretensioso da gramática politicamente correta, a escritora Carolina Maria de Jesus, em seu livro "Quarto de Despejo - Diário de uma favelada", manifesta sua revolta e inconformidade por viver à margem da sociedade, na primeira grande favela de São Paulo, a Canindé.

O texto denota uma realidade bruta que, na minha opinião, escritores mais conceituados ou talvez mais experientes não conseguiriam expressar com a mesma sensibilidade. Selecionei alguns trechos:

Na página 32 ela diz: “... A noite está tépida. O céu já está salpicado de estrelas. Eu que sou exótica gostaria de recortar um pedaço do céu para fazer um vestido”.

Já na página 39 ela diz: “Como é horrível ver um filho comer e perguntar: Tem mais? Esta palavra ‘tem mais’ fica oscilando dentro do cérebro de uma mãe que olha as panelas e não tem mais”.

Página 47:  "... O que eu revolto é contra a ganancia dos homens que espremem uns aos outros como se espremece uma laranja".

Página 51: "...Quando estou com pouco dinheiro procuro não pensar nos filhos que vão pedir pão, pão, café. Desvio meu pensamento para o céu. Penso: será que lá em cima tem habitantes? Será que eles são melhores do que nós? Será que o predominio de lá suplanta o nosso? Será que as nações de lá é variada igual aqui na terra? Ou é uma nação unica? Será que lá existe favela? E se lá existe favela será que quando eu morrer eu vou morar na favela?".

Exposição sobre a autora em 2005
Página 85: "Aquelas paisagem há de encantar os olhos dos visitantes de São Paulo, que ignoram que a cidade mais afamada da América do Sul está enferma. Com suas ulceras. As favelas".

Terminei de ler "Quarto de despejo" e me sinto recompensada. Quem quiser faça o  download do livro agora!
Abraço!
Lú 

***

Visite também as páginas:
Crônicas
Diário do Gato
Melancolia

4 comentários:

Anônimo disse...

VC N POSTO O LINK DO DOWNLOAD
=(
TO PROCURANDO Q NEM DOIDO MAIS N AXO DE JEITO NENHUM
MAIS VC FEZ OTIMAS CITAÇÕES, ESTOU ANSIOSO PARA LER
OBG

Luciene Almeida disse...

Então, quando você passar o mouse em cima da palavra download, esta palavra está habilitada a direcionar para a página onde é possível baixar o livro!!!
Desculpe a demora em responder, somente agora vi o comentário.
até mais!

Anônimo disse...

Amei as citações do livro, deve ser muito bom, mas não consigo fazer download a baixo da obra não tem opção, e o site avisa q só as obras públicas podem baixar.

Obrigado!

Luciene Almeida disse...

Vou dar uma pesquisa e arrumar outro link para baixar.