quarta-feira, 11 de abril de 2012

Antes que o mundo acabe...

É importante você saber que...

Para solucionar os maiores problemas mundiais, em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs). No Brasil, os chamados Oito Jeitos de Mudar o Mundo o ações que visam melhorar a qualidade de educação, reduzir desigualdades entre gêneros, erradicar a mortalidade infantil e garantir a sustentabilidade ambiental.

1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome 
Meta 1 - Reduzir pela metade, entre 1990 e 2015, a proporção da população com renda inferior a um dólar por dia.
Meta 2 - Reduzir pela metade, entre 1990 e 2015, a proporção da população que sofre de fome.


2- Atingir o Ensino Básico universal 
Meta 3 - Garantir que, até 2015, todas as crianças, de ambos os sexos, terminem um ciclo completo de ensino básico.


3- Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
Meta 4 - Eliminar a disparidade entre os sexos em todos os níveis de ensino, até 2015.


4- Reduzir a mortalidade infantil
Meta 5 - Reduzir em dois terços, entre 1990 e 2015, a mortalidade de crianças menores de 5 anos.


5- Melhorar a saúde materna 
Meta 6 - Reduzir em três quartos, entre 1990 e 2015, a taxa de mortalidade materna.



6- Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças 
Meta 7 - Até 2015, ter detido a propagação do HIV/AIDS e começado a inverter a tendência atual.
Meta 8 - Até 2015, ter detido a incidência da malária e de outras doenças importantes e começado a inverter a tendência atual.



7- Garantir a sustentabilidade ambiental 
Meta 9 - Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais.
Meta 10 - Reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso permanente e sustentável a água potável segura.
Meta 11 - Até 2020, ter alcançado uma melhora significativa nas vidas de pelo menos 100 milhões de habitantes de bairros degradados.



8 - Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento 
Meta 12 - Avançar no desenvolvimento de um sistema comercial e financeiro aberto, baseado em regras, previsível e não discriminatório.
Meta 13 - Atender as necessidades especiais dos países menos desenvolvidos. Inclui: um regime isento de direitos e não sujeito a cotas para as exportações dos países menos desenvolvidos; um programa reforçado de redução da dívida dos países pobres muito endividados (PPME) e anulação da dívida bilateral oficial; e uma ajuda pública para o desenvolvimento mais generosa aos países empenhados na luta contra a pobreza.
Meta 14 - Atender as necessidades especiais dos países sem acesso ao mar e dos pequenos Estados insulares em desenvolvimento (mediante o Programa de Ação para o Desenvolvimento Sustentável dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e as conclusões da vigésima segunda sessão extraordinária da Assembléia Geral).
Meta 15 - Tratar globalmente o problema da dívida dos países em desenvolvimento, mediante medidas nacionais e internacionais, de modo a tornar a sua dívida sustentável a longo prazo.
Meta 16 - Em cooperação com os países em desenvolvimento, formular e executar estratégias que permitam que os jovens obtenham um trabalho digno e produtivo.
Meta 17 - Em cooperação com as empresas farmacêuticas, proporcionar o acesso a medicamentos essenciais a preços acessíveis nos países em vias de desenvolvimento.
Meta 18 - Em cooperação com o setor privado, tornar acessíveis os benefícios das novas tecnologias, em especial das tecnologias de informação e de comunicações.


Bom! Como se trata de um projeto ambicioso...
Acho importante darmos a devida atenção, 

pois embora a meta seja para o milênio,
não podemos ignorar as
Profecias Maias, que são ainda para este ano!
 



Para saber mais sobre 8 jeitos de mudar o mundo, 
acesse: http://www.objetivosdomilenio.org.br



Nenhum comentário: