sexta-feira, 8 de abril de 2011

Presente de grego
Luciene Almeida

(Para aqueles que às vezes passam dos limites...)
Se você tem um amigo que em breve fará aniversário e não sabe exatamente qual presente comprar, faça um favor pra essa pessoa querida: dê um livro pra ela.
Pensando em facilitar a sua vida, elaborei algumas dicas que você poderá aceitar (ou não), observando em primeiro lugar, o perfil do seu amigo antes de sair por aí presenteando o indivíduo.
Amigo antissocial: Este tipo de amigo é realmente difícil de agradar. Mas considere-se um vencedor, pois você conseguiu algo extraordinário: estabelecer linguagem verbal. Minha sugestão para este caso é o livro: “Porco espinho”.
Amigo sério: Se você tem um amigo que é daqueles que mesmo depois de ouvir a piada mais engraçada do mundo continua fazendo aquela cara de “ué, qual é a graça?”, dê de presente com urgência: Ary Toledo – Na base do riso explícito”.
Amigo fútil: Sabe aquele amigo que não faz diferença nenhuma na sua vida, mas por algum motivo te considera pra caramba? Então...  Você também não pode ignorá-lo, vai saber o dia de amanhã... Portanto, faça um agrado com o livro: “F(utilidades) – Mistérios do dia a dia explicados”.
Amigo dramático: Por incrível que pareça tem aquele amigo que adora ficar imaginando como será o dia em que ele morrerá. Ele passa horas e horas em frente ao espelho chorando e pensando: Será que alguém sentirá minha falta?; Será que muitas pessoas irão ao meu velório?... E minha ex-namorada... será que aquela maldita ficará com remorso por ter me trocado pelo Godoy? Enfim... Pra esse idiota, você não pode deixar de comprar: “O elogio da loucura”.
Amigo filósofo: Se você tem um amigo que a cada dez frases proferidas por ele, pelo menos oito são menções a líderes políticos, filósofos, astrônomos e cientistas, compre sem medo de errar “Quando Nietzsche chorou”. Mas aguente firme e nem pense em reclamar depois...
Amigo infantil: Tem cara que realmente não se dá conta que a idade chegou, mas nem por isso você deve se esquecer dos anos e anos que passaram juntos assistindo “Tom & Jerry”, certo? Haja com o coração e dê presente o livro super-gracinha “Diário de um Gato Órfão”, da autora Luciene Almeida. O único problema é que ainda não foi publicado...Pequeno detalhe.
Amigo engraçadinho: Pra esse cara que dorme todo dia com o Bozo e acorda rindo a toa sem nenhum motivo aparente dê para ele o livro: “Mulheres de Cabul”. Ele vai perceber que a vida nem sempre é tão bela e engraçada quanto parece.
Amigo pobre: Este é um caso delicado, mas tem jeito! Tem um livro que talvez possa ajudar, entretanto, se seu amigo for solteiro precisará arrumar uma namorada. Pensei em “Casais inteligentes enriquecem juntos”. Só que tem outro pequeno problema: os dois têm que ser inteligentes também...
Amigo gago: É raro, mas pode acontecer. Contudo, não se preocupe. Recentemente foi lançado um livro bem legal. Trata-se de “O Discurso do Rei”. Se ele for tão lento para ler quanto é para falar, você poderá evitar esse constrangimento dando de presente o DVD no lugar do livro.
Eu transito entre "infantil-engraçadinho-pobre" e você? 
Depois dá uma olhadinha na lista dos livros mais vendidos em 2011, segundo a Revista Veja.

Visite também as páginas:
Crônicas
Diário do Gato
Melancolia

6 comentários:

David disse...

Interessante! Pode ajudar mesmo! Quem não tem um amigo com algum destes perfis?
O Blog, além de engraçado e dramático, também é de utilidade diária.

Ana Matos disse...

Nossa Lú abalouuuuuu!!!!!!!!!Rir para caramba rsrsrs....você tem o dom....literalmente!!!!
Tô muito feliz....seu blog esta cada dia melhor!!!Sempre com muitas novidadesssss....
Um enorme beijo.....

Parabéns amiga!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Kelly disse...

Na verdade eu gostaria de me presentear pois as opções são bastante interessantes...(sugestão para meus amigos)eu me encacho na amiga infantil e gostaria muito de ganhar o livro "Diario de um gato orfão", por favor editoras patrocinem a autora do Livro pois com certeza ele terá saída.

Michelle disse...

Lu, cada vez que você escreve uma nova crônica eu me surpreendo mais com sua criatividade.
Parabéns o seu blog está cada vez melhor.
Aaahhh...
... e muito obrigado, essas dicas me foram muito úteis, não tenho mais duvidas do que darei ao compadre que tenho por ai. rsrsrs
Muitos beijos
Michelle

Anônimo disse...

Achei muito legal....
Gosto muito da sua escrita....milhões de beijos e sucesso!!!!!!!!!

valdislei disse...

muito bom!!bom ja SABEM QUE O PRESENTE ANTI SOCIAL É PRA MIM!!RSRSR